sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Susto na Rua Araranguá

Trecho de pista cede e provoca acidente com ônibus de transporte coletivo no Distrito do Garcia

BLUMENAU - Por pouco, o acidente não se transformou em tragédia. Moradores da Rua Araranguá, no Distrito do Garcia, acompanharam ontem de manhã um ônibus da empresa Glória perder o controle, bater em um poste e escapar de despencar em um barranco ao lado da via. O acidente não foi causado pela imprudência do condutor, mas sim por um afundamento da pista, que cedeu cerca de 1,20 metro, próximo ao número 867.

O buraco na rua, próximo à calçada, se estendeu por um trecho de 10 metros, e deixou a via em meia-pista. Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Éder Lúcio Marchi, engenheiros foram até o local durante a manhã e constataram que obras de implantação da rede de esgoto, feitas recentemente, podem ter comprometido a via. O diretor de Operações do Samae, Ramiro Nilson, afirma, porém, que a causa principal foi a infiltração de água da chuva, que afetou a base de concreto da rua.

– A obra de esgoto passou logo do lado, mas é impossível afirmar com certeza se foi isso que provocou o afundamento. Segundo análises que fizemos, a água da chuva adentrou na drenagem pluvial de parte da rua, que cedeu com o peso do ônibus.

O acidente ocorreu por volta das 7h. A pista cedeu quando o ônibus, somente com o motorista e o cobrador, passou pelo local. Após a traseira do veículo cair no buraco, o motorista perdeu o controle e atingiu o poste. O ônibus ia buscar estudantes da Escola Básica Municipal Pedro II.

Parte da rua ficou sem energia elétrica durante toda a manhã

Apesar da violência da colisão, que partiu o poste de energia ao meio, ninguém se feriu. Parte dos moradores da Rua Araranguá ficou sem luz durante toda a manhã.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, a secretaria e o Samae vão dividir as tarefas. Ontem à tarde, funcionários da Secretaria começaram a trabalhar no local. Se não chover, a previsão é que a primeira parte seja concluída hoje para, em seguida, o Samae providenciar a colocação do concreto.


JORNAL DE SANTA CATARINA






Fotos cedidas gentilmente por Carlos Roberto Pereira.