sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Blumenau proíbe ônibus intermunicipais no Centro

Veículos só poderão parar na rodoviária ou nos terminais urbanos. Passageiros não terão custos extras

BLUMENAU - É irreversível. A partir de 1º de janeiro, os ônibus intermunicipais estarão proibidos de trafegar no Centro. Mesmo sob pressão e resistência de moradores de cidades vizinhas, o prefeito João Paulo Kleinübing defende a medida como forma de diminuir o fluxo do trânsito principalmente na Avenida Beira-Rio e na Rua 7 de Setembro. Ele afirma que a intenção é não cobrar outra tarifa dos passageiros que vêm dos municípios da região e irão circular em Blumenau.

– Quem vem de fora não vai pagar mais pela passagem. A única diferença é que ele vai ter que entrar em outro ônibus. Em Curitiba já funciona assim. Mas a viabilidade disso em Blumenau vai ser discutida a partir do projeto – diz o presidente do Consórcio Siga, Humberto Sackl.

De acordo com a medida, o terminal rodoviário será o único ponto de embarque e desembarque de ônibus intermunicipais de empresas como Catarinense e Reunidas. Usuários de transportes intermunicipais urbanos (Verde Vale, Rainha, Presidente, Volkmann e Santa Teresinha) terão como opção também os terminais urbanos.

A determinação atinge diretamente moradores de Gaspar, Ilhota, Indaial, Pomerode, Timbó e Brusque, que trabalham, estudam ou dependem de Blumenau para outros serviços. A maior preocupação é justamente com o orçamento. Sem informações sobre a mudança prevista, a moradora de Indaial Márcia Antunes, 25 anos, está em dúvida:

– Além de mais tempo na estrada, terei de desembolsar mais dinheiro?

Na próxima semana, Kleinübing se reúne com o Seterb, que apresentará detalhes da proposta elaborada por uma comissão durante 30 dias. A expectativa é retirar pelo menos 500 ônibus por dia da região central. Para o prefeito, a medida não pode ser vista de forma isolada:

– Estamos tomando uma série de medidas para dar fluidez ao trânsito. Não vamos resolver o problema só com esta medida, mas de forma integrada, com a execução de corredores exclusivos de ônibus e ciclovias.


Especialista alerta que medida pode aumentar número de carros

Para o engenheiro de Transportes e professor da Furb Alexandre Gevaerd, o principal benefício com a medida proposta pelo município é a diminuição do número de veículos em dois corredores saturados, a Avenida Beira-Rio e a Rua 7 de Setembro. Mas, segundo ele, pode haver prejuízo com o aumento da distância do destino do usuário:

– Por conta da distância maior, e do natural desconforto, usuários do transporte intermunicipal podem passar a vir para Blumenau com veículos próprios.

Por isso, o especialista considera necessário avançar na discussão sobre a integração metropolitana, para que os moradores de cidades vizinhas que desembarcarem na rodoviária de Blumenau tenham alguma compensação.

O presidente do Consórcio Siga, Humberto Sackl, vê na medida uma solução para resolver o conflito do trânsito no Centro do município:

– Acho a ideia positiva. Temos que ver agora como será operacionalizada. Um bom planejamento é imprescindível.

JORNAL DE SANTA CATARINA