terça-feira, 20 de outubro de 2009

Médio Vale reage ao veto a ônibus intermunicipais

Passageiros fazem abaixo-assinado para impedir que veículos deixem de circular no Centro de Blumenau

BLUMENAU - A intenção da prefeitura em proibir a circulação de ônibus intermunicipais no Centro, a partir de janeiro, provocou reações entre moradores de cidades vizinhas. A Associação dos Estudantes Universitários de Pomerode (Asseup), que reúne 480 associados, lança hoje abaixo-assinado para impedir a proibição. A expectativa é recolher 5 mil assinaturas e encaminhar um ofício para a Câmara de Vereadores de Blumenau.

Apesar de o prefeito João Paulo Kleinübing ter anunciado a proposta de não cobrar tarifa extra dos passageiros que moram na região e precisam se locomover dentro de Blumenau, a mudança causa revolta entre usuários do transporte intermunicipal.

– Não importa se não vão cobrar passagem extra. É uma questão de comodidade. A obrigação de ter de sair de um ônibus e entrar em outro gera transtornos e mais tempo na estrada – avalia a presidente da Asseup, Cleide Mara Kamchen.

Quinta-feira, prefeitos de cidades vizinhas se reúnem na Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) e pretendem incluir o assunto na pauta de discussões. Eles defendem a necessidade de ouvir a comunidade no processo de mudança.

Detalhes finais do projeto serão definidos amanhã

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Furb estima que 30% dos alunos da universidade dependam de ônibus intermunicipais diariamente ou aos finais de semana.

– É preciso resguardar o direito dos acadêmicos para que eles não tenham de pagar mais nenhuma taxa e não cheguem atrasados à aula – afirma o vice-presidente do DCE, Leandro Cerutti Junior.

A empresa Viação Verde Vale, que faz o transporte de Blumenau a Gaspar, estima uma média diária de 2,8 mil passageiros. Segundo a empresa, 80% são trabalhadores e estudantes.

– Todo mundo foi pego de surpresa. Não fomos chamados em nenhum momento para discutir esse assunto – reclama o chefe de gabinete da prefeitura de Gaspar, Doraci Vanz.

A última reunião para definir detalhes do projeto será amanhã, às 9h, com representantes de empresas, Seterb e Consórcio Siga. A apresentação da proposta ao prefeito Kleinübing está programada para esta semana.

JORNAL DE SANTA CATARINA