sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Ônibus INTERMUNICIPAIS

Estudantes recolhem 10 mil assinaturas
Moradores do Médio Vale fazem abaixo-assinado para impedir proibição de ônibus intermunicipais no Centro

BLUMENAU - A decisão da prefeitura de postergar a proibição dos ônibus intermunicipais no Centro para depois da implantação de corredores exclusivos para ônibus não conteve protestos de cidades vizinhas. Em Pomerode, Timbó, Indaial e Gaspar, passageiros somaram mais de 10 mil nomes em abaixo-assinados como forma de impedir a implantação da medida, que, segundo a prefeitura, é irreversível.

A Associação dos Estudantes Universitários de Pomerode recolheu 3.559 assinaturas. Hoje, a entidade entrega os ofícios aos vereadores de Blumenau, prefeito e diretoria do Seterb, na tentativa de sensibilizá-los.

– A maneira como foi tratado o assunto pela prefeitura de Blumenau é autoritária. Parece que voltou a ditadura. Não há diálogo com a comunidade, com as pessoas diretamente atingidas pela decisão – protesta a presidente da entidade, Cleide Mara Kamchen.

As cidades que não têm associações de estudantes oficializadas também se mobilizaram. Em Indaial, o vereador Anderson Luz dos Santos (PP) liderou o movimento, com a coleta de 5 mil assinaturas contra o projeto. Em Gaspar, os vereadores Kleber Wan-Dall e Rau Schiller (ambos do PMDB) tomaram a frente do protesto, com 2 mil assinaturas. Os abaixo-assinados também serão encaminhados para autoridades. O Clube dos Universitários de Timbó (Ceuti) não coletou nomes, mas buscou aliados:

– Conversamos com o reitor da Furb e procuramos a base de apoio ao prefeito João Paulo na Câmara de Vereadores no sentido de torná-lo mais flexível em relação à mudança – conta o vice-presidente do Ceuti, Daniel Agostini Neto.

Sem cogitar mudança nos planos, a prefeitura de Blumenau aguarda a assinatura do contrato e liberação de verba para implantar os corredores exclusivos. A previsão é de que a obra comece até o início de fevereiro. A Rua 7 de Setembro deve ser a primeira a receber a faixa para ônibus, pela facilidade estrutural da via. Em dois meses, a implantação deve ser concluída.

Blumenau se inspira em Recife para adotar nova medida

Levantamento feito pelo Seterb com base nas informações repassadas pelas empresas de ônibus intermunicipais indica que 6 mil pessoas serão afetadas pela proibição de ônibus intermunicipais no Centro de Blumenau. Na última semana de janeiro, técnicos do Seterb, prefeito João Paulo Kleinübing e prefeitos de cidades vizinhas vão a Recife (PE) conhecer o sistema de integração física e tarifária implantado lá.

De acordo com o diretor-presidente do Seterb, Rudolf Clebsch, o sistema adotado na cidade nordestina é um modelo de sucesso e de aprovação popular.

– A decisão (de tirar os ônibus intermunicipais do Centro) não é inovadora. Reproduzimos apenas o que deu certo em outras cidades. O problema do trânsito em Blumenau exige uma interferência do poder público, sob pena de a cidade parar – reforçou.

A possibilidade dos usuários do transporte coletivo intermunicipal migrarem para o automóvel não é vista com preocupação pelo Seterb. Clebsch entende que os corredores exclusivos para ônibus darão agilidade a quem optar pelos ônibus.


magali.moser@santa.com.br
MAGALI MOSER

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,186,2751984,13750