domingo, 10 de janeiro de 2010

Implantação de corredores de ônibus inicia em fevereiro

A Prefeitura vai iniciar a construção dos corredores exclusivos para ônibus até a primeira semana de fevereiro. Serão criadas pistas exclusivas interligando os terminais Aterro, Fonte e Proeb, incluindo ruas como São Paulo, 2 de Setembro, Engenheiro Paul Werner, Beira-rio e Martin Luther. De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Walfredo Balistieri, é esperada apenas a liberação da carta de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o início das obras, o que deve ocorrer até o fim deste mês.

No último dia 30, o prefeito João Paulo Kleinübing assinou o contrato com o BNDES que garante o repasse de R$ 47 milhões que se somam aos R$ 5 milhões de contrapartida do Município. Os valores serão investidos na implantação dos corredores de serviço, prolongamento da rua Humberto de Campos, passarela da Prainha, revitalização da margem esquerda do rio Itajaí-Açu e conclusão do sistema cicloviário.

“A prioridade para as obras dos corredores será dada às áreas que não têm nenhum impedimento e já contam com todas as licenças liberadas”, informa Balistieri. Os primeiros trechos a receber a faixa exclusiva são a rua 7 de Setembro, Engenheiro Paul Werner, Martin Luther e São Paulo. A rua 2 de Setembro, no entanto, depende da conclusão das obras do Binário da rua Paris e dos trabalhos de revitalização da margem esquerda do rio Itajaí-Açu.

A implantação dos corredores busca reduzir os atrasos e a morosidade do transporte coletivo, principalmente no horário de pico. Conforme levantamento do Seterb, enquanto a velocidade ideal de deslocamento dos ônibus é de 24 quilômetros por hora nos horários normais e 20, em horário de pico, com as condições atuais, o transporte coletivo tem feito apenas oito quilômetros por hora.

Matéria publicada na edição 353, no dia 08-01-2010 - Folha de Blumenau
http://www.folhadeblumenau.com.br/site/noticia.php?noticia=8640