terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Terminal do Aterro será Reformado

O maior terminal urbano de Blumenau em concentração de passageiros será reformado. As melhorias, que já estavam sendo planejadas desde o início desta administração, estão sendo realizadas em caráter emergencial, uma vez que as fortes chuvas danificaram ainda mais a estrutura do terminal. O Presidente do Seterb, Rudolf Clebsch, explica que o terminal está sobre uma área aterrada, que acabou cedendo em decorrência do elevado trânsito diário de ônibus e pessoas. Em virtude disto, desde que foi construído, o terminal já passou por inúmeros reparos.
Mas, desta vez será necessária uma intervenção maior, para garantir mais segurança e comodidade para quem passa pelo local. A previsão é de que toda a reforma seja finalizada, no máximo em 60 dias. Devido às férias e à conseqüente diminuição do número de pessoas que utilizam os ônibus, Clebsch afirma que esta é única época em que será possível realizar a obra.
Prioridade para o usuário
Apesar da diminuição no número de pessoas que passam pelo Aterro neste período, a reforma exige que o terminal seja interditado. Para o Seterb a prioridade é diminuir ao máximo os transtornos que podem ser causados aos usuários. “Por isso a obra foi dividida em duas etapas e o terminal será interditado apenas parcialmente”, afirma Clebsch. Para a primeira fase, prevista para iniciar já nesta terça feira 6 de janeiro, a plataforma dos fundos será interditada, já à partir das 8h, o sistema de circulação de ônibus e pessoas terá de ser alterado.

A logística de funcionamento do terminal será da seguinte maneira:
- Os embarques para todas as linhas serão concentrados numa única plataforma, (na primeira). Haverá placas indicativas de cada linha para sinalizar a parada dos ônibus. Não haverá mudanças de horários em virtude das obras.
- Os desembarques, mesmo para os passageiros que farão a integração com outras linhas de ônibus, serão feitos num único espaço localizado do lado externo do terminal e adaptado para receber os passageiros.
- O ponto de ônibus, localizado em frente ao Aterro, que abriga os passageiros das linhas intermunicipais com destino ao Alto Vale, será transferido para a rua Dois de Setembro n° 4.698 (poucos metros antes da ponte). A mudança começa também na próxima terça feira, 06 de janeiro.
Toda a reforma será realizada levando-se em conta as normas mundiais de acessibilidade, que prevêem altura da plataforma de embarque e desembarque compatível com a altura dos ônibus.
Além de rampas de acesso, assentos para pessoas com dificuldade de locomoção e outros mecanismos que facilitem os deslocamentos. Nos dias normais, passam pelo Aterro cerca de 50 mil pessoas. Nos meses de recesso este número cai para cerca de 35 mil usuários por dia. O terminal é abastecido por 32 linhas, que juntas fazem aproximadamente 2 mil viagens por dia.

Repórter: Krislei Oechsler

Fonte: http://www.blumenau.sc.gov.br/novo/site/noticia/index.php?codigo=12591