Na semana passada o Jornal de Santa Catarina fez uma matéria sobre os corredores de ônibus em Blumenau. O que bastou para o jornal receber diversos comentários de apoio e criticas na sessão CARTA.
Reparando com mais atenção notaremos que boa parte das criticas são de pessoas não usuárias do transporte coletivo ou que pouco fazem uso deste. Mas ai vem uma pergunta: Fechar uma via para uso exclusivo de ônibus não pode, mas para um estabelecimento comercial sim?
Como ocorreu no ultimo 08 de maio na, Rua sete de Setembro, nas proximidades de um Shopping fechando uma pista com o uso de cones, para dar melhor acesso ao estabelecimento sem a formação de fila dupla.
Com o transito de sábado, véspera de dia das mães, os críticos do Corredor de ônibus se pronunciarão sobre o fechamento de uma pista para a comodidade dos consumidores de ultima hora?
Em um dia de chuva leva-se mais de 40 minutos para ir do T. FONTE ao T. FORTALEZA pelo TRONCAL 15 (Ponte Tamarindo), com o corredor estimasse que este tempo pode diminuir para algo entre 22 a 27 minutos.
Precisamos em Blumenau de investimento em Transporte Publico, renovando e ampliando a oferta de ônibus em Blumenau. Fazendo com que os motoristas a deixem carros em casa. E a única maneira para isto ocorrer é tornar o transporte coletivo mais agradável e economicamente viável a locomoção.
Apesar da diminuição de uma pista para os ônibus, o que acarretará melhor conforto e rapidez para os usuários do sistema, grande maioria de Blumenauenses. O corredor também vai retirar do trânsito em geral uma grande quantidade de veículo que se não segregados diminuem a fluidez.
Necessitamos também da ampliação do sistema, uma saída seria a construção de um terminal no bairro Itoupava Central, assim diminuindo o fluxo de veículos naquela região, fazendo com que muitos usuários do sistema coletivo possam fazer a integração entre as diversas linhas no bairro. O que também poderá fazer muitos usuários de automóveis optarem pelo coletivo por este se tornar mais cômodo e econômico.
Outra saída seria a adoção do sistema de integração temporal, o que permitiria sem a construção de terminais físicos a troca de carro. Neste sistema já utilizado em diversas cidades, onde o usuário dentro de um determinado tempo pode fazer a integração em qualquer ponto de ônibus.
O ValeBUS apóia a construção dos corredores como todas as ações que venham a otimizar e melhorar o transporte público como o trânsito em Blumenau.