quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

GREVE EM BLUMENAU [1]

Greve paralisa transporte coletivo de Blumenau
Todas as linhas estão suspensas desde as 4h

Uma greve paralisa 100% das 97 linhas de ônibus na manhã desta quarta-feira em Blumenau. Os veículos, que entram em operação a partir das 4h, não saíram das garagens das empresas. A paralisação dos funcionários do transporte é motivada por negociações salariais. Os trabalhadores reivindicam reajuste de 8,46% — 1,5% de aumento real somado ao 7,26% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
As empresas oferecem 8% de reajuste — 0,74% de aumento real somado ao INPC. O reajuste da categoria estaria em negociação há pelo menos cinco meses. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo de Blumenau (Sindetranscol), o fim da greve depende de uma nova rodada de negociações com as empresas de ônibus. Greve não teria sido anunciada A greve desta quarta-feira surpreendeu a população.

A paralisação não teria sido anunciada pelos trabalhadores, conforme prevê a lei, segundo o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb), Rudolf Clebsch — A legislação impõe para os serviços essenciais que haja comunicação prévia de 72 horas e de que haja a manutenção parcial do serviço — afirma Clebsch. CongestionamentosPor conta da falta de ônibus, muitos moradores optaram pelo carro para irem ao trabalho. O aumento no número de veículos provocou congestionamento nas principais ruas da região central da cidade, como a Sete de Setembro, na altura do Terminal da Proeb.

Reunião Desde o início da manhã, a diretoria do Seterb e os advogados do consórcio Siga, responsável pelas empresas de ônibus em operação na cidade, estão reunidos para debater a greve no transporte coletivo.

O serviço de ônibus é utilizado diariamente por cerca de 120 mil pessoas. Os 228 veículos da frota fazem em média 5,4 mil viagens por dia.

FONTE: DIARIO.COM